De uma forma bastante simplista, a ISO 9001 serve para que empresas, através de uma certificação, demonstre seu compromisso com a satisfação de seus clientes.
A ISO 9001 é a mais importante norma internacional sobre gestão da qualidade.
Ela estabelece requisitos que as empresas devem atender para ter um sistema de gestão da qualidade que possa ser reconhecido através de uma certificação por um organismo independente.
O foco principal da ISO 9001 é a satisfação do cliente. Desta forma, todos os requisitos da norma convergem para esse objetivo principal.
Como consequência, uma empresa que adota a norma em seu modelo de negócio e obtém uma certificação passa a ser reconhecida pelo mercado como uma empresa que tem políticas e processos capazes de entender as necessidades de seus clientes e atende-las.
Do ponto de vista interno, uma empresa certificada ISO 9001, tem todas as informações que permitem melhorar seus processos, reduzir custos e evitar retrabalhos de forma a otimizar sua operação.
Uma empresa que adota a ISO 9001 está comprometida com a qualidade dos produtos e serviços fornecidos ao mercado.
Esta empresa gerencia adequadamente seus recursos, sejam os humanos, os conhecimentos, bem como os recursos relacionados à infraestrutura.
Empresas focadas na qualidade mantem informações documentadas sobre suas operações.
Estas empresas monitoram seus processos, estabelecem indicadores para tomada de decisões.
Entendem que a melhoria é uma necessidade e implementam processos que permitem que elas ocorram.
Resumindo, a ISO 9001 serve tanto para otimizar processos internos, colaborando para um melhor gerenciamento dos processos, como para fins de marketing, demonstrando ao mercado seu compromisso com a qualidade.
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