O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é a mais importante norma de gestão da qualidade, adotada por empresas em todo o mundo.

É emitida pela ISO ( International Organization for Standardization), A ISO é uma organização internacional, vinculada a ONU que cria normas com o objetivo de melhorar as relações comerciais em todo o mundo, criando padrões que todos possam atender.

No Brasil, é representada pela ABNT, nossa associação que cria as normas nacionais.

ISO 9001 é na SGQ

A norma foi emitida, pela primeira vez, em 1987 e, após quase quatro décadas, está em sua quinta versão, sempre atualizada em função das melhores práticas de gestão.

Para tanto, a ISO realiza uma ampla pesquisa, junto aos seus representantes em todos os países membros e o resultado surge de um amplo consenso mundial.

A versão atual é a ISO 9001:2015.

A ISO 9001 é parte de uma família de normas, popularmente conhecida como ISO 9000.

É uma norma de requisitos, ou seja, estabelece os elementos que as organizações precisam atender para obter uma certificação.

A certificação é voluntária. No entanto, o mercado acaba exigindo que as empresas demonstrem o atendimento à norma e, inevitavelmente, a certificação se torna “obrigatória”.

No mundo todo, segundo a pesquisa ISO 2020, são mais de 900.000 empresas certificadas pela ISO 9001. No Brasil, embora os dados não sejam muito confiáveis, aproximadamente 17.000.

Participar deste seleto grupo de empresas certificadas ISO 9001 exige um certo trabalho, mas não é uma tarefa complexa.

A norma, alinhada às melhores práticas de gestão, exige, acima de tudo, bom senso e vontade política de satisfazer o cliente.

Aqui, em nosso blog, procuramos discutir os requisitos da norma, de forma que você possa, de maneira descomplicada, entende-los e aplicá-los no seu dia-a-dia.

Mais uma vez, se você se preocupa com o sucesso do negócio, precisa conhecer a ISO 9001, afinal, é a mais importante norma de gestão da qualidade em todo o mundo!

Veja também:

Quem são os stakeholders?

ISO 9001- Avaliação de riscos

Site oficial da ISO

Summary
O que é a ISO 9001?
Article Name
O que é a ISO 9001?
Description
Este artigo explica o que é a ISO 9001, sua importância e porque as empresas buscam se certificar.
Author
Publisher Name
SGQ Consultoria e Treinamento Ltda
Publisher Logo
Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário