Como obter o certificado ISO 9001 ?

Ao longo dos anos recebi muitos telefonemas e e-mails de pessoas querendo saber como obter um certificado ISO 9001.

Alguns deles, até perguntando onde “se compra” um certificado, outros, acreditando que a certificação é como um documento que se obtém em orgão públicos, como uma certidão negativa de multas!

Para começar, a certificação é um processo, a principio voluntário, que empresas que desejam o certificado ISO 9001 devem passar até obtê-lo.

empresa certificada ISO 9001

O primeiro passo para obter o certificado é implantar os requisitos da norma ISO 9001

Implantado o Sistema de Gestão da Qualidade que atende os requisitos da norma, é necessário contratar uma empresa certificadora.

As empresas certificadoras são “credenciadas” para realizar certificações. A este processo chamamos de acreditação.

No Brasil, quem acredita as empresas é o INMETRO Em seu site, você pode verificar quais são as empresas acreditadas por ele.

Escolhida a certificadora, será agendada a auditoria.

A mesma é realizada em duas fases, sendo que na primeira é verificado se os requisitos mínimos de documentação são atendidos. Estando OK, pode-se partir para a fase 2 imediatamente;

Na fase 2 são verificados a aplicação de todos os requisitos da norma nos processos da empresa. Como resultado, podem surgir não conformidades maiores, menores ou oportunidades de melhorias.

As não conformidades maiores representam o não atendimento a um requisito e tal fato impede a certificação, obrigando a empresa a estabelecer uma ação corretiva, implementa-la e solicitar uma nova auditoria.

Não conformidades menores são pequenos problemas pontuais que não impedem a certificação e são verificados posteriormente nas auditorias periódicas, assim como, as sugestões de melhoria que podem ou não serem acatadas. Uma grande quantidade de não conformidades menores em um mesmo requisito, pode caracterizar uma não conformidade maior e impedir a certificação.

Qualquer que seja o caso, o auditor ou equipe auditora, ao final da auditoria gera um relatório, recomendando ( ou não) a certificação.

Esse relatório vai para revisão de um comitê da certificadora. Estando tudo, ok e não havendo não conformidades maiores, o certificado ISO 9001 é emitido.

As empresas certificadas ainda passam por auditorias periódicas que podem ser semestrais ou anuais e precisam cumprir algumas regras sobre o uso da divulgação de sua certificação.

Visite nosso site institucional

Summary
Como obter o certificado ISO 9001
Article Name
Como obter o certificado ISO 9001
Description
Entenda neste artigo todas as etapas a serem executadas para obter um certificado ISO 9001
Author
Publisher Name
SGQ Consultoria
Publisher Logo
Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário